Somos um grupo de quatro alunos a frequentar a Pós-Graduação e Formação Especializada em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor  pela  UFP – Universidade Fernando Pessoa em parceria com a KIE – Associação Conhecimento, Inovação e Educação.

Os objectivos da especialização são:

· Compreender o significado científico e a relevância da escola inclusiva;

· Conceber uma abordagem holística da escola: uma escola que requer e aplica modelos de atendimento de acordo com o perfil dos seus alunos.

· Desenvolver práticas educativas eficazes junto de alunos com necessidades educativas especiais;

· Utilizar metodologias essenciais para uma prática educativa inclusiva.

Este trabalho insere-se no âmbito da disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, como meio facilitador de acesso ao currículo para alunos com Necessidades Educativas Especiais.

São principais finalidades desta Unidade Curricular dotar os formandos dos
conhecimentos teóricos e da prática que contribuam para que sejam capazes de:
• Interpretar a escola e a organização escolar – em particular na vertente dos seus sistemas de informação e comunicação – à luz dos contributos teóricos das ciências da educação, designadamente nos domínios da sociologia da educação e da escola, da educação intercultural, da teoria curricular e dos que perspectivam a biblioteca/centro de recursos e as suas funções pedagógicas no contexto do projecto educativo da escola;
• Fundamentar o processo de tomada de decisão em procedimentos de investigação e de inovação educacional com suporte tecnológico;
• Organizar a informação disponibilizada por redes electrónicas de informação;
• Dinamizar uma política de construção e valorização de um fundo documental
digital local;
• Promover a produção e divulgação da informação, assegurando o envolvimento
de alunos, professores e de outros agentes da comunidade educativa;
• Conceber e dinamizar actividades de educação com/para as TIC;
• Dinamizar actividades que promovam o acesso de professores, de alunos e deoutros agentes da comunidade educativa à informação, à produção documentalem diferentes suportes digitais e à comunicação usando as TIC.

Os membros do grupo são:

Ana Silva, licenciada pela ESE de Setúbal no curso de Educadores de Infância. Concluiu a formação inicial em 2000. Iniciou a sua actividade em IPSS e Instituições Particulares. Em 2003, ingressou no ensino oficial em São Miguel, Açores. Já exerceu funções nas seguintes escolas: EB1/JI de Capelas-Rossio, EB1/JI de Foros – Ribeira Grande, EBI de Povoação, EBI/JI de Santa Clara -Ponta Delgada e Infantário de Ponta Delgada. Em 2004, frequentou uma Pós-Graduação em Educação, especialidade de “Concepção e Desenvolvimento de Projectos Educativos” pela Universidade dos Açores. Em 2008, passou a pertencer ao quadro de nomeação definitiva da EBI da Ribeira Grande.

Cândida Santos, licenciada pela ESE de Viana do Castelo no curso de professores do 1º ciclo, variante Português e Inglês em 2004. Realizou Erasmus durante um ano na Holanda em Breda onde teve contacto com várias escolas desse país. Após terminar o seu curso, iniciou a sua actividade profissional nos Açores. Já trabalhou na EBI do Topo em São Jorge, EBI da Horta no Faial, EBI dos Biscoitos na Terceira, na EBI de Capelas em São Miguel e actualmente está a leccionar em São Miguel na EBI dos Arrifes. Está também a realizar uma formação online/laboratório de escrita criativa do Instituto Camões com o professor Luís Carmelo.

Joana Pereira, licenciada em Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico pela Universidade de Aveiro. Concluiu o curso em 2008. No ano lectivo 2008/2009, leccionou Inglês no âmbito das Áreas de Enriquecimento Curricular. No mesmo ano lectivo, foi colocada na EBI/JI Sacadura Cabral no Agrupamento de Escolas Sophia de Melo Breyner Andresen. Frequentou a quarta edição da Formação de Professores de Inglês Online 3º e 4º Anos de Escolaridade promovida pela DJIPC.  Actualmente, está a leccionar na EBI/JI António Tavares Torres -Rabo de Peixe.

Nuno Rodrigues, licenciado pela ESE de Bragança no curso de professores do Ensino Básico,variante Educação Física concluída em 2006. Realizou Erasmus durante 6 meses na Polónia em Opole onde teve oportunidade de trocar experiências e contactar com alunos de várias Escolas. Iniciou a sua actividade profissional no âmbito das Áreas de Enriquecimento Curricular a leccionar Educação Física de 2006 a 2008. Em 2008/2009 leccionou na EBI da Ribeira Grande em São Miguel. Actualmente, lecciona na Escola Secundária da Lagoa.

Anúncios