1. Evitar um estilo de actuação diferenciado entre pai e mãe. Tem de existir um papel de autoridade entre pais e filhos, ambos devem seguir os mesmos princípios e potenciar o respeito pela hierarquia respeitando direitos e deveres.

2. Estabelecer rotinas diárias.

3. Utilização de um estilo de comunicação assertivo. Os pais têm como responsabilidade

Cumprir com o que estipulam

Dar ordens de forma educada, mas firme

Uso de reforço (o elogio verbal, sorriso, abraço ou recompensa)

Assim como também têm de ensinar a criança a esperar por um verídico

4. Disciplinar o comportamento de forma imediata ou consciente

5. Actuar como modelos positivos

É importante estabelecer regras e limites que orientem a actuação da criança ou adolescente… Mas não será aconselhável a tentativa de estabelecimento de regras no momento em que os problemas se apresentam, mas sim, numa altura calma e na presença de todos os implicados nessa mesmas regras.

È importante a intervenção dos pais em situações de crise… Mas também é importante recompensar em situações em que as coisas correm bem. A atenção, o carinho e o encorajamento nestes momentos são factores determinantes.

Por exemplo, os pais devem consciencializar-se de algumas MUDANÇAS DE ATITUDES CULTURAIS como conversas em família durante o período das refeições, aprender com os pais por modelação assertiva de forma a respeitar acordos, daí a importância da consistência das atitudes de boa educação bem como também associar o afecto às ordens “gosto de ti… mas…” (reforço de contingência).

Texto extraído de apresentação em power point da psicóloga clínica Tatiana Fernandes Pereira, relativo ao workshop intitulado “Hiperactividade e Défice de Atenção” da JANELA REDONDA.

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